domingo, 30 de outubro de 2011

Os projetos não podem ser rígidos, mas flexíveis, pois nem sempre o que propomos ocorrerá da maneira que esperávamos, pode-se gastar mais ou menos tempo, ou em alguns casos não surtir o efeito esperado.

19 comentários:

  1. Concordo e acho que projeto não pode ser algo estático e sim maleável. Maleável do ponto de vista dos participantes, do tempo, do tema, e de vários outros fatores que surgirão ao longo do projeto. Encontrar uma resposta não é umas das tarefas mais fáceis de se fazer e se essa resposta não veio da maneira projetada é hora de repensar no assunto e buscar outros meios para que o projeto seja satisfatório. Só o começo já uma grande experiência e um grande ganho e se estamos buscando conhecimento sempre será um ganho seja ele qual for.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza os entraves ocorrerão e a com eles, a necessidade de novos rumos. A participação ativa das pessoas que integram o projeto viabilizarão novas ações em busca de uma resposta favorável, tendo em vista a meta a ser atingida. Daí, a necessidade da flexibilidade...
    Mas, é preciso ponderar, pois é preciso ter clareza das metas a serem atingidas, para que não ocorra mudanças apenas para compensar ações que não foram executadas e o descomprometimento.

    ResponderExcluir
  3. Todo projeto deve ser flexível, é um planejamento que pode mudar; tomar rumos inesperados, mas necessários para o alcance das metas estabelecidas.
    O tempo de sua execução pode ser estimado, porém pode sofrer mudanças de acordo com os meios que dispomos para realizá-lo.
    É uma busca constante, e até mesmo as metas poderão ser alteradas quando isso se fizer necessário.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vocês da necessidade de flexibilidade. Considero que ela acompanha a avaliação durante o processo de desenvolvimento do projeto.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, que várias coisas além de projetos precisam ser flexíveis. O planejamento faz parte, mas a realização nem sempre acontece como o planejamento. E em alguns casos, para garantir o efeito desejado, o envolvimento adequado e a participação efetiva, precisa-se recorrer de outras estratégias.

    ResponderExcluir
  6. Creio que os projetos devem seguir um planejamento moderado afim de buscar nos nossos alunos o despertar e o interesse do conhecimento.
    De acordo com Nilson Machado, cada aluno precisa ter uma pergunta, uma dúvida, coisas que pedem discussão, pesquisa e geram incerteza e, conseqüentemente, interesse. “O que acontece é que os alunos são surpreendentes quando são estimulados à dúvida e à pergunta. Surgem questões admiráveis.”

    ResponderExcluir
  7. Sabemos que um projeto é um plano de metas e estratégias previamente determinado, carregado de intencionalidade e que reflete expectativas de alguém ou de um grupo. Antecipa algo desejado que ainda não está concretizado, mas com grandes possibilidades de “vir a ser”. Porém, temos que considerar também em um projeto a possibilidade de “não vir a ser” do jeito que esperávamos. Exemplificando, um projeto escolar: os desdobramentos de um tema ou a necessidade de realizar uma ação não prevista podem fazer com que o projeto se estenda, significando maior tempo para realizá-lo. Erros e dificuldades, por sua vez, podem abreviar o tempo de execução. Por isso, concordo com você quando diz que um projeto não pode ser visto como algo rígido, fechado. A própria realidade pode nos apontar outros caminhos a seguir que nos distanciam do que foi planejado. Assim, o importante é avaliar o nosso plano a todo o momento para que novas decisões sejam tomadas e ver em cada situação uma oportunidade de aprendizagem (partindo do princípio que estamos sempre aprendendo). Erros, dificuldades e até mesmo chegar à conclusão final de que os objetivos não foram alcançados fazem parte do processo do conhecimento, servem de objeto de reflexão e podem se transformar em ponto de partida para um recomeço.

    ResponderExcluir
  8. Concordo que projeto deve ser flexivel em vários aspectos tais como: tempo de realização,busca de estratégias e vários outros aspectos que podem interferir para a realização ou não dos objetivos propostos.

    ResponderExcluir
  9. A flexibilidade do projeto possibilita avaliações constantes, que irão nortear nossas ações. Em determinados
    momentos haverá necessidade de retomadas ou de avanços,dependendo dos resultados.
    No entanto,é necessário não perder de vista nossos objetivos centrais e nossos ideais,com ações bem estruturadas,para que haja muudanças pelo caminho sem comprometer os fins.

    ResponderExcluir
  10. Um projeto nunca é igual ao outro mesmo que sejam desenvolvidos de maneira simultânea, pois os sujeitos e suas questões são diferentes. Podemos tentar manter o ritmo e a constância no seu desenvolvimento porém não controlamos todos os seus elementos e essa é a graça do projeto! Começamos e não sabemos ao certo aonde paramos!

    ResponderExcluir
  11. Um dos pontos importantes no trabalho com projetos é a sua flexibilidade. O projeto é uma proposta onde são planejadas estratégias com o objetivo de alcançar metas estabelecidas. Mas, mesmo sendo bem planejado e organizado, não se pode garantir o seu sucesso. Durante esse processo o inesperado pode acontecer tornando-se necessário rever estratégias, ações ou mesmo re-planejar o trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Para atingir o objetivo de um projeto ,o mesmo precisa sim ter uma organização,uma meta a ser alcançada, para que haja sucesso no seu decorrer. O mesmo deve atender os envolvidos sendo flexível.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito do trabalho com projetos!! Concordo com a necessidade de flexibilidade porque no decorrer das atividades sempre surgem novas perguntas, novas sugestões, oportunidades que não podemos perder... Por isso precisamos rever as atividades, refletir, deduzir, buscar novas alternativas. Estou desenvolvendo projetos com minha turma do 6º ano da escola Frederico Peiró, em Uberaba e precisamos rever nosso planejamento para adequar o tempo que resta do ano letivo!!

    ResponderExcluir
  15. Realmente é muito difícil que um projeto aconteça sem nenhuma alteração no cronograma, na parte financeira ou em qualquer outra área do mesmo, porém é muito importante ter caminhos alternativos dentro do projeto, para não ser necessário finalizar o mesmo precocemente.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com todos vocês, mas infelizmente percebo que muitos colegas enxergam os Projetos como algo pronto e acabado, fator que causa uma certa descrença e resistência na realização do mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Os objetivos de um projeto são organizados previamente. Alcançar os mesmos vai depender de uma série de fatores internos e externos. Às vezes tem um fechamento inesperado. Na escola acontece de sermos incluídos em projetos qua nao nos interessam e nem aos alunos.

    ResponderExcluir
  19. Um projeto tem objetivos definidos e todos os passos para atingir os objetivos devem estarem com as ações definidas dentro de um cronograma.A flexibilidade necessária deve ser dimensionada no escopo do projeto.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.