No meio educacional é muito comum a realização de projetos. Pensando na minha prática pedagógica, os projetos auxiliam a sistematizar o trabalho, a trocar ideias com outros colegas para o que se deseja alcançar, identificar o que pode ser superado e a perceber falhas que possam surgir durante o seu desenvolvimento.
Para mim também, projeto é uma proposta de trabalho que parte de uma problemática ou de uma necessidade concreta, onde a partir de objetivos gerais e específicos, procuro buscar soluções, transformando ideias em ações planejadas e executáveis.
ResponderExcluirNa escola onde trabalho, estou envolvida em alguns projetos que são comuns a todos os professores e outros específicos da minha série. Percebo grande envolvimento das pessoas que estão no espaço escolar, mas também de pessoas que se tornam parceiros do projeto e se envolvem tanto quanto professores, gestores e alunos.
Em geral, é esta a visão que tenho de projeto. Apesar de entraves existirem e rumos terem que ser alterados, objetivos não serem totalmente alcançados, considero a proposta de projetos muito viável no contexto escolar. A escola se organiza e traça objetivos e ações, partindo de sua necessidades.
Projeto educacional realmente auxilia e organiza o trabalho pedagógico.É importante ressaltar a importância do trabalho de equipe nesse tipo de projeto.
ResponderExcluirO envolvimento de todos garante a execução do projeto.O fazer pedagógico do dia a dia dita as mudanças necessárias na avaliação para o replanejamento.
O trabalho com projetos não é a solução para todos os desafios da EDUCAÇÃO atual, mas com certeza é um instrumento, uma metodologia eficaz para à aquisição de conhecimento.
Acredito que, planejar as atividades educacionais contribui para o cumprimento ou não da função social da escola. A maneira com que a escola e/ou professores elaboram e aplicam suas atividades traduz as sua intenções em relação ao homem, à socidades e ao mundo em que ele vive.
ResponderExcluirRealmente, na área da educação, os projetos nos auxiliam bastante no desenvolvimento de qualquer conteúdo,pela sua principal características de organizar ações numa perspectiva interdisciplinar,entrelaçando conteúdos,com objetivos comuns.
ResponderExcluirNos sistemas educacionais,onde existam projetos bem elaborados, com a participação de professores e alunos,a aprendizagem, será com certeza um sucesso.
Não percebo muito no meio educacional o trabalho com projetos propriamente ditos. O que tenho visto ao longo dos anos são atividades propostas por outras pessoas, instituições, ong's etc. Gerlamente trazem sugestões de passos e tempo definido para cumprimento de tarefas que geralmente culminam em concursos, exposições e outras produções deste gênero. Raramente se pergunta aos alunos e professores se eles tem ou não interesse em pesquisar/estudar o tema/ assunto proposto em "tal projeto."
ResponderExcluirAtualmente não só no meio educacional o trabalho com projetos tem demonstrado importância. Trabalhar com projetos envolve a participação de todos,que juntos fazem uma “previsão” do que se deseja alcançar e, assim, traçam metas, objetivos, atividades e tarefas.Todos se envolvem, trilham caminhos de forma coletiva. É uma proposta cooperativa que deve ser partilhada, discutida e organizada. Todos se envolvem nas atividades propostas com motivação, visto que os resultados também são de interesse coletivo.
ResponderExcluirNão há projeto sem parceria. O planejamento implica pensar em possibilidades e alternativas, bem como renuncias e replanejamentos. Pensar e repensar o que já foi feito e o que ainda se pode fazer é um efeito direto sobre e em função do outro. Pensando no ambiente escolar, acredito que não exista um local onde a partilha seja mais importante na execução de uma tarefa.
ResponderExcluir