domingo, 30 de outubro de 2011
Como explica Veiga (1997, 9,12) o termo projeto, “vem do latim projectu”, particípio passado do verbo projere, que significa lançar para diante”. Em minha concepção e seguindo a mesma perspectiva dos autores mencionados acima, projeto é uma ação que o ser humano utiliza, visando modificar no futuro uma situação presente, seja solução de problemas, seja construção de novos conhecimentos, de qualquer forma uma ação intencional, criativa e dinâmica. Um projeto é revestido de intencionalidade e planejamento, dando espaço para um campo de possibilidades, de alternativas e novas vivências.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com a concepção expressa, uma vez que a razão de um projeto se faz por uma intenção, ou intenções que se agregam e motivam para lançá-lo e concluí-lo. Segundo Vargas (2002), “projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade”.
ResponderExcluirO projeto nasce a partir de problemas, necessidades e desafios de um indivíduo, de uma coletividade ou de uma instituição, em que o conjunto de desejos, conhecimentos, experiências, interesses, integra a justificativa dele. O projeto surge e acontece, no intuito de se ter novos empreendimentos e resultados.
Realmente projetar é lançar-se em desafios,em algo que se desconhece ou se pretende aprofundar, sejam eles pessoais ou profissionais. Por isto, um projeto educacional necessita ser construído na coletividade, à luz do saber individual de cada um, para que ao final todos tenham aprendido um pouco.
ResponderExcluir