domingo, 30 de outubro de 2011

Projeção nos remete a algo desejado, sonhado, alvejado, planejado. Algo que, uma vez projetado já está começado.

10 comentários:

  1. Sonhar com algo e almejar respostas já é projetar. Buscar meios para que o projeto se concretize e saia do campo das ideias é um desafio para qualquer educador. Acredito que buscar algo que possa ir além da rotina é agregar saberes e valores para a atividade desenvolvida, enriquecendo-a e proporcionando aos alunos novas possibilidades.

    ResponderExcluir
  2. Segundo Gadotti (apud Veiga, 1997, p.18), todo projeto supõe a ruptura com o presente e pormoessas para o futuro.

    Projetar significa então, a quebra de um estado confortável para arriscar-se.

    ResponderExcluir
  3. PENSAR EM UM PROJETO, SEJA ELE DE VIDA, SEJA ELE DE TRABALHO, É PENSAR QUE SER DESAFIADO FAZ PARTE DE NOSSO DESENVOLVIMENTO. SÓ NOS MODIFICAMOS QUANDO NOS ABRIMOS AO DESAFIO. PORÉM SÓ NOS MODIFICAMOS E CRESCEMOS QUANDO TEMOS DESAFIOS QUE VÃO SE ORGANIZANDO FUNDAMENTADOS NA REALIDADE E INSPIRADOS EM NOSSOS SONHOS.

    ResponderExcluir
  4. Pensar um projeto, seja ele pessoal ou profissional é um desafio, pois, quando ,almejamos algo é preciso lutar com todas as forças para vencer os obstáculos que estão por vir.

    ResponderExcluir
  5. Quando se sonha e se projeta é possível transformar um sonho em realidade, sem projeto o sonho fica sempre distante e inalcançável.

    ResponderExcluir
  6. A partir do momento em que se tem um sonho, fazer o projeto é o começo da realização daquele.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que projetos representam, acima de tudo, realizações. Para tanto, ações como sonhar, desejar e planejar são fundamentais para que se possa, realmente, realizar. No meio educacional, a mobilização dessas ações básicas possibilita, com mais frequência, o desenvolvimento de determinados processos, o alcance de inúmeros e indeterminados resultados, bem como, por meio delas, respostas a algumas perguntas passam a ser reveladas pela busca, pelo percurso. Portanto, a formulação e a execução de projetos, nas escolas, pode promover, sem sombra de dúvidas, a troca de conhecimentos, a construção de saberes e a consciência do que precisa ser transformado.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que projetos representam, acima de tudo, realizações. Para tanto, ações como sonhar, desejar e planejar são fundamentais para que se possa, realmente, realizar. No meio educacional, a mobilização dessas ações básicas possibilita, com mais frequência, o desenvolvimento de determinados processos, o alcance de inúmeros e indeterminados resultados, bem como, por meio delas, respostas a algumas perguntas passam a ser reveladas pela busca, pelo percurso. Portanto, a formulação e a execução de projetos, nas escolas, podem promover, sem sombra de dúvidas, a troca de conhecimentos, a construção de saberes e a consciência do que precisa ser transformado.

    ResponderExcluir
  9. Sobre projetos e, por consequência, planejamentos, Gandin (2001, p. 83) expõe que “é impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la.”

    ResponderExcluir
  10. Toda vez que nos propomos a realizar projetos, estamos de alguma forma interessados em resultados futuros. Assim, organizamo-nos com a finalidade consciente de estabelecer objetivos e metas a serem conquistados, de organizar estratégias de ações, direcionar atitudes, enfim, realizamos um planejamento, que embora flexível, direciona-nos a focar em resultados almejados.
    Quando iniciamos tais ações, mesmo que mentalmente a princípio, já iniciamos um projeto, pois, nos estas nos permitirão uma abertura para uma percepção maior das oportunidades e de situações cotidianas que nos levariam a alcançar as metas almejadas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.