domingo, 30 de outubro de 2011



Qualquer indivíduo disposto a organizar suas metas através de projetos certamente alcançará melhores resultados que aqueles que agem de maneira desordenada, aleatória, pois estará mais seguro das suas intenções, possibilidades, potencialidades e prazos. (...)
Trabalhar com projetos coletivos é um desafio! Primeiro porque é muito difícil envolver pessoas diferentes em prol de um objetivo comum. Segundo porque a inclinação de cada um é lutar por seus próprios interesses, impor o seu modo de agir. Assim, a gestão de um projeto exige liderança positiva, firme, mas flexível, que promova o respeito e valorize a participação de todos os envolvidos.Por outro lado, quando trabalhamos em grupo temos a oportunidade de compartilhar saberes, opiniões, habilidades, competências, somar forças e multiplicar as possibilidades de vencer as dificuldades do cotidiano. É realmente emocionante vivenciar este tipo de experiência! Sentir que fazemos parte de um projeto aumenta nossa autoestima e reforça nossa determinação de fazer o melhor.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente que trabalhos coletivos são um desafio, pois envolve muitas pessoas num ativo processo em que todos têm o poder de tomar decisões e o dever de respeitar as decisões dos demais participantes , possibilitando uma articulação de idéias na construção do conhecimento de forma significativa, uma aprendizagem colaborativa que envolve o empenho de todos. Esse entrosamento na articulação de idéias não é algo fácil de conseguir, levando-se em conta que fazem parte do projeto pessoas que são, pensam e agem diferentes e que naquele momento de execução do projeto devem agir juntas. É nesta hora que o papel do gestor é fundamental no direcionamento das ações dentro do grupo, para que "o conflito de ideias" se transforme numa relação de ensino-aprendizagem onde o processo de pensamentos utilizados para resolver algum problema é mais significativo do que a resolução do próprio problema, pois se consolida em uma vivência cidadã e democrática.
    Eulália Veloso

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.