terça-feira, 15 de novembro de 2011

projetos

Entendo o trabalho com projetos a partir da vinculação daquilo que se deseja com a sistematização e execução deste desejo ou de uma ideia. Ainda na minha prática, encontro dificuldades em entender esta sistematização que tem muitos nomes. (detonador, tema, objetivos etc...)

Um projeto se realiza a partir de um encontro de ideias e perspectivas que são construidas no cotidiano, junto com aquilo que os alunos podem apontar como algo que enlaça seu interesse com o mundo. E é neste ponto que o professor se arrisca e tenta viabilizar o encontro, objetivando a possibilidade de construir um outro olhar sobre o mundo.

5 comentários:

  1. Arriscar-se, fazendo o diferente, mas sempre na perspectiva de buscar o melhor, é um atitude que se espera do professor que pretende inovar na sala de aula, mudar práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  2. Sem o encontro de perspectivas e interesses nenhum projeto terá seus objetivos alcançados.É preciso ter esse olhar ao elaborarmos um projeto, distante da realidade de seus envolvidos será fadado ao fracasso.

    ResponderExcluir
  3. Muitos profissionais entendem projetos como encontros de informações entre disciplinas e se agarram as formalidades da sistematização. Projeto engloba o encontro de saberes e não necessariamente mero comnteúdo. Através dele as reflexões e discussões acontecidas em sala podem tomar vários rumos. Inovar é fundamental e determina a melhoria das nossas práticas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você às vezes em nosso cotidiano escolar não encontramos colegas que desejam dividir inovações conosco.

    ResponderExcluir
  5. Em um projeto é mister a integração dos vários conteúdos curriculares para o fortalecimento das relações interpessoais dos educadores e dos educandos.
    O projeto deve abordar aprendizagens significativas que valorizam o conhecimento já existente de nossos aprendizes.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.