sábado, 5 de novembro de 2011

uca: Projetos de Vida e de Escola

Não percebo muito no meio educacional o trabalho com projetos propriamente ditos. O que tenho visto ao longo dos anos são atividades propostas por outras pessoas, instituições, ong's etc. Gerlamente trazem sugestões de passos e tempo definido para cumprimento de tarefas que geralmente culminam em concursos, exposições e outras produções deste gênero. Raramente se pergunta aos alunos e professores se eles tem ou não interesse em pesquisar/estudar o tema/ assunto proposto em "tal projeto."

8 comentários:

  1. Também tenho a mesma percepção. Várias vezes transformamos assuntos descontextualizados dos outros conteúdos e dizemos que é projeto. O assunto da dengue é um bom exemplo desse descontexto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, mas talvez isso deva-se ao fato de nós professores exercitarmos pouco nossa capacidade de elaborar e executar projetos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, um projeto só funciona se partir do interesse, curiosidade DOS ALUNOS!! Só assim eles se dispõem a participar, se envolvem e assumem responsabilidades pois são autores/criadores, o nome deles está envolvido... Ninguém quer ver morrer uma semente que lançou...

    ResponderExcluir
  4. Acredito e também acho que ainda há falhas no que diz respeito aos projetos educacionais. Pois alguns já veêm "engesados" sem a participação de professores e alunos, porém não posso deixar de citar que existem alguns colegas professores que são omissos e sem voz ativa em alguns projetos realizados na escola.

    ResponderExcluir
  5. Segundo Frenet está fadado ao fracasso qualquer método que pretenda "fazer beber água o cavalo que não tem sede". Portanto,acredito que um projeto que queira obter êxito deve ser do interesse comum, com a participação, o conhecimento e a compreensão das ideias que estão sendo colocadas em prática e a clareza dos objetivos/metas.

    ResponderExcluir
  6. Embora muitas vezes na escola todo trabalho é chamado de projeto. O verdadeiro sentido do projeto deve partir do interesse dos alunos e professores envolvidos, deve envolver a comunidade. Um projeto escolar vai além da sala de aula ele abre a porta das escolas e promove a cidadania. O projeto é mais que uma estratégia de ensino.

    ResponderExcluir
  7. Devido ao fato do projeto ser mais do que uma estratégia de ensino,ainda encontramos algumas dificuldades na sua execução, pois é preciso clareza e unidade dos setores escolares. Temos bons exemplos que são norteadores para aperfeiçoar esta construção. Um bom projeto resignifica as percepções da comunidade escolar, podendo reposicionar o lugar e afunçao de cada um dentro deste ambiente.

    ResponderExcluir
  8. Tenho a mesma opinião do(a) Colega diante de projetos apresentados às escola sem a participão dos aluno e equipe pedagógica na elaboração do mesmo. Tais projetos não se constituem veradeiramente projetos, pois um projeto envolve participação daqueles que irão executá-lo em todo o seu processo desde a sua problemática, elaboração e execução, onde todos possuem os mesmos objetivos e interesses diante do projeto e não simplesmente o cumprimento das tarefas propostas de forma centralizada, de cima para baixo, uma vez que dentro de um projeto não há espaço para hierarquia, todos têm o mesmo valor. Um projeto deve partir da realidade e do interesse dos alunos, dos professore e da escola e não um projeto com objetivos e metas já definidas sem o envolvimento de quem realmente irá executá-lo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.