sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Projetos de vida

Os projetos são para melhorar o desempenho dos alunos, melhorando sua aprendizagem.
Concordo quando os colegas falam que os projetos fazem esse trabalho, mas isso não quer dizer que eles sejam as únicas alternetivas.
Há outros meios de fazer com que uma aula seja interessante e bem interativa, não ficando restrito somente a projetos.

projetos são bons.

Acho que todas as postagens são muito pertinentes.
Os projetos servem realmente para melhorar a aprendizagem dos alunos, mas tem que ser muito bem aplicado, caso contrário pode piorar a disciplina e não levar a lugar nenhum.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projeto: Valorizando Experiências

O projeto a ser desenvolvido em uma unidade escolar precisa envolver o nível intelectual e social do aluno. A aprendizagem surge da descoberta e da curiosidade natural do indíviduo pelo mundo que o cerca. Portanto, o aluno precisa de condições para experimentar, criar, construir e expressar.
O projeto deve respeitar os alunos como indivíduos únicos, estimulando suas habilidades e competências para que, além de aprender, possam ser agentes transformadores.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PROJETO: DEVAGAR COM O ANDOR, POIS O SANTO É DE BARRO

Destaco na primeira definição escolhida a frase “Um projeto é revestido de intencionalidade e planejamento, dando espaço para um campo de possibilidades, de alternativas e novas vivências.”, pois essa, a meu ver trata de uma das dimensões mais importante do ato de ensinar e aprender: a intencionalidade. Em minha trajetória como professora tenho observado uma dificuldade muito grande dos professores em definir qual é sua intencionalidade pedagógica quando propõem essa ou aquela atividade ou o desenvolvimento desse ou daquele conteúdo. Acredito que qualquer atitude, procedimento ou experiência propostos nas escolas de educação básica devem se orientar por uma intencionalidade pedagógica bem definida.

Na segunda definição destaco: “Na sala de aula, o projeto pode ser um instrumento para diminuir a indisciplina, para motivar o aprendizado e elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Assim, o projeto é uma projeção lançada como uma visão para a prática educativa e para a qualidade da educação, é uma projeção para buscar o que se quer.”
Quanto à segunda definição, creio que necessitamos maior cautela e avaliações minuciosas acerca dos resultados de trabalhos com a metodologia de projetos, pois reduzir a indisciplina e motivar o aprendizado não é tarefa fácil que deve ser atribuída somente ao papel do professor e de seus procedimentos metodológicos. Temos em nossas escolas experiências satisfatórias, mas temos também experiências bastante desastrosas. Há de se analisar, cuidadosamente que tipo de indisciplina poderá ser reduzida e que perfil de aluno podemos motivar tão somente com nosso trabalho mesmo que planejado, com metas bem traçadas, caminhos previstos e intencionalidade definida. E ainda, a elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem é outra dimensão de caráter político e pedagógico que também não deve ser considerada como resultado tão somente de procedimentos metodológicos. Ao se trabalhar com projetos há de se ter em conta que o professor não é o salvador do mundo e que não há metodologia que resolva os diversos e diversificados problemas sociais que também têm assento nas salas de aula. Digo isso porque várias experiências pedagógicas, importadas ou traspostas daqui, dali e de acolá já se mostraram bastante frágeis em nossas realidades educacionais e, cada vez que isso acontece, é mais um motivo de frustração para o docente, portanto: “Devagar com o andor, pois o santo é de barro.”

PROJETOS INTERESSANTES

NEM SEMPRE O ESTUDO SE MOSTRA INTERESSANTE E É AÍ QUE ENTRA O PROJETO.
MAS COMO DESENVOLVÊ-LO SEM TIRAR O FOCO DA APRENDIZAGEM DE UM PONTO, QUE DEVE ESTAR BEM CLARO PARA O EDUCADOR, QUE SE QUER MOSTRAR?
O PROJETO REALMENTE DEVE SER BEM DIRECIONADO, BEM ELABORADO E BEM ARTICULADO PARA DAR CERTO.
O EDUCADOR DEVE ESTAR BEM CIENTE DO QUE QUER, SENÃO VAI DAR VOLTAS E NÃO ALCANÇARÁ SEUS OBJETIVOS.
O TRABALHO COM PROJETOS NÃO É FÁCIL, POIS DA CORRETA APLICAÇÃO É QUE COLHEMOS OS FRUTOS PRECIOSOS DA APRENDIZAGEM.

PROJETO, PARA QUE MESMO?

ACHEI INTERESSANTE O QUE FOI COLOCADO POR UM SEGUIDOR DE NOSSO BLOG FALANDO A RESPEITO DE COMO É FEITO O PROJETO E PARA QUE ELE SERVE.
REALMENTE NÃO VEJO MUITAS PESSOAS TRABALHANDO COM PROJETO DENTRO DA ESCOLA E CONCORDO COM NOSSO AMIGO QUANDO ELE DIZ QUE O "PROJETO" SERVE PARA, INFELIZMENTE E NÃO SÃO TODOS OS CASOS, TERMINAREM COMO EXPOSIÇÕES E GRANDES FEIRAS PARA SER APRESENTADO SEU "RESULTADO".
ISSO É UMA PENA, JÁ QUE OS PROJETOS LEVAM A UM ESTUDO MUITO RICO DOS TEMAS, BASTANDO PARA ISSO QUE FOSSEM ELEITOS OS TEMAS PELOS PROFESSORES E PELOS ALUNOS E NÃO POR OUTROS QUE DESCONHECEM AS NECESSIDADES DA SALA DE AULA.

projetos

Entendo o trabalho com projetos a partir da vinculação daquilo que se deseja com a sistematização e execução deste desejo ou de uma ideia. Ainda na minha prática, encontro dificuldades em entender esta sistematização que tem muitos nomes. (detonador, tema, objetivos etc...)

Um projeto se realiza a partir de um encontro de ideias e perspectivas que são construidas no cotidiano, junto com aquilo que os alunos podem apontar como algo que enlaça seu interesse com o mundo. E é neste ponto que o professor se arrisca e tenta viabilizar o encontro, objetivando a possibilidade de construir um outro olhar sobre o mundo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Projeto



Um projeto fadado ao fracasso?

Simples. O projeto que não prevê a presença do outro, o projeto que se pretende realizar só.

A médica que valorizou o aluno

Para Maria Montessori nem a educação, nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais.
Os objetivos individuais mais importantes seriam encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho
gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter a capacidade de amar.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um resumo de várias interpretações de projeto

Acho que o projeto, como incentivador de aprendizado e como método de melhorar a indisciplina só funcionará se for muito bem pensado, articulado e aplicado. não pode nem deve ser de qualquer forma. No meio educacional é muito comum a realização de projetos. pensando na minha prática pedagógica, os projetos auxiliam a sistematizar o trabalho, a trocar ideias com outros colegas para o que se deseja alcançar.Algo uma vez projetado já está começado. Projetar significa lançar para diante”. em minha concepção e seguindo a mesma perspectiva dos autores mencionados acima, projeto é uma ação que o ser humano utiliza, visando modificar no futuro uma situação presente, seja solução de problemas, seja construção de novos conhecimentos, de qualquer forma uma ação intencional, criativa e dinâmica. um projeto é revestido de intencionalidade e planejamento, dando espaço para um campo de possibilidades, de alternativas e novas vivências.

sábado, 5 de novembro de 2011

uca: Projetos de Vida e de Escola

Não percebo muito no meio educacional o trabalho com projetos propriamente ditos. O que tenho visto ao longo dos anos são atividades propostas por outras pessoas, instituições, ong's etc. Gerlamente trazem sugestões de passos e tempo definido para cumprimento de tarefas que geralmente culminam em concursos, exposições e outras produções deste gênero. Raramente se pergunta aos alunos e professores se eles tem ou não interesse em pesquisar/estudar o tema/ assunto proposto em "tal projeto."

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PROJETO E APRENDIZAGEM

É INTERESSANTE O TRABALHO COM PROJETOS, A INTERAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS, E EM MINHA ESCOLA TRABALHAMOS, MAS AINDA NÃO É UMA PRÁTICA NATURAL. ACHO QUE O PROJETO, COMO INCENTIVADOR DE APRENDIZADO E COMO MÉTODO DE MELHORAR A INDISCIPLINA SÓ FUNCIONARÁ SE FOR MUITO BEM PENSADO, ARTICULADO E APLICADO. NÃO PODE NEM DEVE SER  DE QUALQUER FORMA.

domingo, 30 de outubro de 2011

No meio educacional é muito comum a realização de projetos. Pensando na minha prática pedagógica, os projetos auxiliam a sistematizar o trabalho, a trocar ideias com outros colegas para o que se deseja alcançar, identificar o que pode ser superado e a perceber falhas que possam surgir durante o seu desenvolvimento.
Projeção nos remete a algo desejado, sonhado, alvejado, planejado. Algo que, uma vez projetado já está começado.
Como explica Veiga (1997, 9,12) o termo projeto, “vem do latim projectu”, particípio passado do verbo projere, que significa lançar para diante”. Em minha concepção e seguindo a mesma perspectiva dos autores mencionados acima, projeto é uma ação que o ser humano utiliza, visando modificar no futuro uma situação presente, seja solução de problemas, seja construção de novos conhecimentos, de qualquer forma uma ação intencional, criativa e dinâmica. Um projeto é revestido de intencionalidade e planejamento, dando espaço para um campo de possibilidades, de alternativas e novas vivências.
Os projetos não podem ser rígidos, mas flexíveis, pois nem sempre o que propomos ocorrerá da maneira que esperávamos, pode-se gastar mais ou menos tempo, ou em alguns casos não surtir o efeito esperado.


Projeto é procura de respostas (...) Projeto não é um planejamento acabado mas um refazer constante.
Na escola onde trabalho, estou envolvida em alguns projetos que são comuns a todos os professores e outros específicos da minha série. Percebo grande envolvimento das pessoas que estão no espaço escolar, mas também de pessoas que se tornam parceiros do projeto e se envolvem tanto quanto professores, gestores e alunos.
Projeto é um plano, um ideal estruturado para se obter o resultado esperado. (...)Com o projeto visiona-se o intento e prevê o caminho para se chegar até ele, direcionando e traçando as metas e os passos rumo à chegada. (...)Na sala de aula, o projeto pode ser um instrumento para diminuir a indisciplina, para motivar o aprendizado e elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Assim, o projeto é uma projeção lançada como uma visão para a prática educativa e para a qualidade da educação, é uma projeção para buscar o que se quer.
Na elaboração de um projeto é fundamental definir o por quê de sua execução, o que se pretende com ele, quais serão suas metas, de que modo será executado e quais foram seus resultados (atenderam ou não os objetivos propostos).


Projeto é um sonho recheado de possibilidades, desafios e um bom planejamento. (...) Enfim, alguém sonhou, na possibilidade das crianças de nossa escola terem acesso, individualmente, a laptops. Com esforços conjuntos, cá estamos, enfrentando desafios e apesar de ainda termos muito que caminhar, já considero grande sucesso o projeto UCA.


Qualquer indivíduo disposto a organizar suas metas através de projetos certamente alcançará melhores resultados que aqueles que agem de maneira desordenada, aleatória, pois estará mais seguro das suas intenções, possibilidades, potencialidades e prazos. (...)
Trabalhar com projetos coletivos é um desafio! Primeiro porque é muito difícil envolver pessoas diferentes em prol de um objetivo comum. Segundo porque a inclinação de cada um é lutar por seus próprios interesses, impor o seu modo de agir. Assim, a gestão de um projeto exige liderança positiva, firme, mas flexível, que promova o respeito e valorize a participação de todos os envolvidos.Por outro lado, quando trabalhamos em grupo temos a oportunidade de compartilhar saberes, opiniões, habilidades, competências, somar forças e multiplicar as possibilidades de vencer as dificuldades do cotidiano. É realmente emocionante vivenciar este tipo de experiência! Sentir que fazemos parte de um projeto aumenta nossa autoestima e reforça nossa determinação de fazer o melhor.
De acordo com o minidicionário Soares Amora (1998), projeto pode significar: 1. plano para realizar qualquer ato; 2. empreendimento; 3. redação provisória; 4. plano geral organizado, gráfico e descritivo. As autoras Motta-Roth e Hendges (2010, p. 51), por exemplo, definem projeto como “qualquer atividade humana conjugada em torno de objetivos que dependem de uma série de passos a serem desenvolvidos em uma ordem preferível, envolvendo determinados objetos e pessoas. (...) Então, para mim, projeto é caminho que possui flexibilidade, pois, assim, os seus produtos representarão, quase sempre, o equilíbrio entre as metas projetadas a princípio e os resultados realmente alcançados.”
É preciso que se conheça e se compreenda as metas e processos a se cumprir num projeto: fazer um diário, um livro de recordações, um álbum de casamento, um passeio ecológico, uma viagem, ou preparar uma palestra, um plano de trabalho, escrever um livro.
A meu ver, um projeto bem feito é aquele feito através de um longo estudo, pesquisas de campo e um grande conhecimento de conteúdos.


A palavra projeto pode ser usada em vários sentidos. Porém, quando eu penso nessa palavra, logo vem em minha mente: uma intenção, uma pretensão, um sonho.


Entendo que PROJETO é planejar algo, ter intenção, pretensão, sonho.
Um caminho programado para ser seguido no futuro, com uma característica muito peculiar, sempre reformulado quando necessário, ou seja, flexível na medida do possível, quando aparecerem obstáculos, dificuldades não pensadas.
Quando penso em projeto, a primeira palavra que relaciono é planejamento. Inicialmente temos uma idéia de construir ou alcançar algo e planejamos como isto pode ser viabilizado. (...)No meu entendimento, qualquer projeto, seja de vida ou de trabalho, envolve desejo que ele seja efetivado, planejamento, esforço e organização.


Os projetos nos levam adiante, nos indicam perspectivas, nos desafiam a conseguir o que pretendemos. E é isso que vale a pena projetar sempre!
Em um sentido mais amplo, pode-se compreender um Projeto como o conjunto de ações que se pretende realizar, em determinado tempo e espaço, considerando-se o interesse pessoal ou coletivo que justifica sua construção, a(s) meta(s) a serem alcançadas, os meios para conseguir a realização dos objetivos, os limites e possibilidades de cada ação e a avaliação de cada etapa do processo, que permitirá a adequação do plano idealizado à realidade encontrada. Portanto, projeto é um plano que ainda se encontra no nível das idéias, de algo que ainda não é, mas pode vir a ser, capaz de nos lançar para o futuro no mesmo momento em que está sendo elaborado, ou seja, no presente.
E se pensarmos num projeto como uma técnica onde predomina a investigação, o vocábulo em questão poderá significar “metodologia para desenvolver uma investigação”.


Se formos levar em consideração a definição que o dicionário Houaiss nos oferece, projeto quer dizer: - desejo, intenção de fazer ou realizar (algo) no futuro; plano -descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema. (...) A canção enfoca a simplicidade e potência de uma criança em seus desejos de conhecimentos e análise, quanto à complexidade de “estar vivo”. Não podemos esquecer que a vida do homem não faria sentido sem as projeções (projetos de vida), que estabelecemos para nós mesmos. Sem essas projeções, parece que realmente a vida carece de algum significado pertinente. A Vida, como se deduz da música, é algo complexo e difícil, mas devemos enfrentá-la, e mantermos vivos o máximo que pudermos.
Projetar algo é ir além da rotina diária, é alçar vôo e buscar novos meios. É criar junto e fazer com que todos que participem possam ganhar de alguma forma, seja na experiência, na solidariedade, no conhecimento, ou na descoberta de habilidades ainda não exploradas.
Implica em organizar um processo didático por meio do qual ocorre o desencadeamento de uma série de ações sucessivas, com propósito explicito e claro e que ocorrem ao longo de um prazo de forma construtiva e não transmissiva. Tal planejamento permite que os alunos se relacionem com o objetivo de ensino e avancem em seus conhecimentos e compartilhem com os propósitos estabelecidos pelo professor. Dessa forma, todos ficam cientes dos objetivos das atividades e do que se espera que aprendam com esse trabalho e as atividades se tornam muito mais significativas em classe.
Possuímos muitas metas e planos que desejamos realizar, por isso é preciso planejar antes o que queremos. Isso é um projeto de vida.